Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

História do Jiu-Jitsu

O jiu-jitsu teve a sua origem na Índia. Em busca dessa história os relatos informam que desde 2000 AC, essa arte era praticada pelos monges budistas, e pelos grandes pensadores da época. O significado da palavra Jiu- Jitsu ou Ju- Jitsu tem o mesmo significado. Ju ou jiu significa suavidez. Já a palavra Jiu-Jitsu significa arte suave. Eram praticados pelos monges budistas e tinha a finalidade de desenvolver o controle mental juntamente com o corpo.Os monges budistas praticavam em locais destinados ao treinamento corporal e desenvolvimento espiritual chamados de Dojo.

Dojo era um recinto sagrado. Neste lugar continha um altar com significado de um grande e vasto universo, contendo simbolismos e dizeres sagrados. Esse lugar não tem como objeto de ser devorado, mas para entrar no dojo, é preciso todas as pessoas se direcionarem na mesma direção a fim de enaltecerem e agradecerem a origem de todo o universo. Alem do dojô, temos o tatame, com a finalidade terapêutica, lugar de grande relaxamento e concentração, feito de palha. Acredita-se. Quando uma pessoa esta em um tatame que a sua alma esta totalmente zen, desligada dos bens materiais, e de algumas distinções como, religião, cor, ou raça. No tatame todos são exatamente iguais.

Podemos observar nos templos como o tatame é suspenso do chão,

assim ele se diferencia em relação aos outros ambientes, relacionados ao seu redor. O Jiu-Jitsu por ser uma arte suave de movimentos precisos, sempre foi caracterizada em utilizar a força do adversário, contra ele mesmo, ou em favor de si próprio. A participação do Jiu-Jitsu no oriente se caracterizou em uma auto-defesa, contra saqueadores, ladrões e invasores, assim ganhando o respeito de todos. O trabalho espiritual em conjunto com o físico e a mente tende engrandecer o individuo em sua vida, com disciplina, respeito ao próximo, saúde corporal. Desde a sua origem (desconhecida), o Jiu-Jitsu sofreu mudanças e percorreu outras culturas, civilizações adotando novos costumes. Da Índia foi levada para a China, por andarilhos. Sendo assim, servindo como inicio de outras artes marciais.

Instalada na China ela foi para o Japão, onde foi adquiridos o uso de kimono, faixa e chinelo, como vestuário obrigatório do praticante. O kimono de coloração branca simboliza a pureza e mantém longes os maus fluidos, em volta do praticante. A faixa além de prender o kimono, demonstra o grau de aprendizado de cada praticante. O chinelo deve ser usado no intuito de não entrar no tatame com os pés sujos, e deve ser deixado do lado fora do tatame. Assim todas as impurezas físicas e mentais ficarão de fora. O Jiu-Jitsu teve grande importância no Japão durante o seu período colonial, como defesa pessoal, a arte dos samurais, sendo completadas com o uso de espadas e punhais. Serviu como inicio de outras artes marciais como Judô, Karatê, Aikido. Como era uma arte marcial milenar era passada de pai para filho, e durante a 1º e 2º guerra mundial, ela foi esquecida com a finalidade de não passar os conhecimentos ao ocidente.

O Jiu-Jitsu atual e a sua vinda para o Brasil

O Jiu-Jitsu chegou ao Brasil no início do século pelo lutador Konde Koma. Koma não era só professor de Jiu-Jitsu, mas também de Judô. Nessa viagem ao Brasil ele conheceu a família Gracie aonde, resolveu passar todos os seus conhecimentos de Jiu-Jitsu mais precisamente ao Sr. Carlos Gracie. Um dia Sr. Hélio Gracie assistindo uma aula, pensou em aprimorar mais a técnica, e adaptou o sistema de alavancas, pois o seu porte físico não tinha como sobressair aos adversários mais fortes, e mais pesados. Esse sistema o possibilitou o menor uso de força, e maior ganho de técnica. Hoje em dia nas competições organizadas por federações a maioria dos lutadores usam o método de alavancas e pêndulos. O Jiu-Jitsu foi ganhando espaço entre as pessoas e tornou-se uma das artes mais procuradas no mundo.

Os Fundamentos do treino

Durante uma aula de Jiu-Jitsu, podemos dividi-la em três formas;

Dividi-la de acordo com a quantidade de alunos, a capacidade dos alunos em assimilar as técnicas, e o espaço físico.

  • 10%, volta à calma, alongamento;
  • 20% de aquecimento
  • 30% de técnica
  • 40% de luta.

O andamento da aula depende do grau de desenvolvimento dos alunos. Um treino para iniciantes. Um treino avançado para competidores. E um treino apenas para os simpatizantes pela arte. Devendo sempre respeitar os limites individuais, para evitarmos contusões, lesões de tendões, ou alguma contusão mais grave.

BENEFÍCIOS DO JIU-JITSU

A prática do Jiu-Jitsu propicia  ao aluno, um melhor desempenho fisíco, conquistando força, resistência, definição muscular, e também um melhor controle emocional, auto confiança, equilíbrio, ajudando o aluno a ter uma harmonia fisica e mental na sua vida , no seu meio .

CONFIRA A GRADE DE HORÁRIO DO JIU-JITSU

 Período das aulas Segunda-feira  Terça-feira  Quarta-feira  Quinta-feira Sexta-feira  Sábado  Domingo
 07:hs 08:00  07h as 08:00
Manhã
Extra
Tarde   12h as13:00    12h as 13:00 
Extra
Noite 18h às 19:00h 20h as 21:00 18h às 19:00h 20h as 21:00 18h às 20:00h
Extra 21h às 22:30h 21h às 22:30h

PREENCHA O FORMULÁRIO E AGENDE SUA AULA GRATUITA

""
1
NOME
E-MAIL
TELEFONE
0 /
Previous
Next
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
CompartilharShare on Facebook0Email this to someonePin on Pinterest0Print this page